Rumi: O que move você?

Dando continuidade às nossas tradicionais festividades, comemoradas periodicamente há mais de 30 anos, o Instituto NoKhooja convida a todos para mais uma jornada em recordação a Mevlana Jalaludin Rumi, importante filósofo e místico do século XII, em evento que ocorre no dia 04 de novembro, a partir das 13h, em Jarinu, a 70 km de São Paulo.
Para Rumi, a aquisição de um estado mais nobre passa inevitavelmente pela comunhão e união com a Essência. É neste contexto que o Instituto NoKhooja transmite parte de uma sabedoria muito antiga que pressupõe o despertar da espiritualidade humana e o resgate da relação com o Divino, no desenvolvimento pleno da consciência e suas infinitas potencialidades.
Durante a celebração, serão apresentadas vivências e performances sob o tema “O que move você?”, com o objetivo de levar cada participante, através de uma conexão mais íntima com as ideias e com a jornada e Rumi, a refletir sobre si mesmo, suas escolhas e os passos que podem ser dados em direção às dimensões mais profundas do seu Ser.

Rumi

Rumi nasceu em Balk, antiga Pérsia e atual Afeganistão, provavelmente em 1207. Seu pai, Bahauddin Walad, um dos maiores eruditos de seu tempo, teve influência decisiva na sua formação. Na iminência da invasão mongol, Bahauddim migrou ao longo de alguns anos com sua família, período no qual Rumi presenciou o encontro de seu pai com grandes mestres do Sufismo, como Faraddudin Attar, até se estabelecerem em Konia, na antiga Anatólia e atual Turquia. Rumi, então, passou por formação clássica, incluindo também práticas do caminho Sufi. Ainda jovem, Rumi já demonstrava o desenvolvimento do elemento que iria tornar-se central em sua vida, a compreensão do papel do Mestre, do Amigo como reflexo da Perfeição e do Amor Divino. Mas foi a partir de seu encontro com Shams que Rumi descobre verdadeiramente a dimensão do Amor, um estado tão celebrado pelos “Loucos de Deus”, transformando Mevalana no mestre que renovou o caminho místico e influenciou outros buscadores e escolas além das fronteiras do Oriente através de seus poemas, entre os quais o extenso livro Mathanawi, considerado o Al Corão turco. 

Programação

  • 13h00: Recepção com serviço de alimentação leve;
  • 14h00: Abertura do evento
  • 14h15: Vivência “O que te move?”
  • 15h00: Vivência “Rumi, o que te move?”
  • 15h45: Intervalo, com coffee break
  • 16h00: Em busca do Essencial (sensibilização com movimento)
  • 17h00: Giros Mevlevi e Zickr (recordação de Deus) 
  • 18h00: Encerramento.

Expediente

Quando:  04 de novembro de 2017, das 13 às 18h00

Onde: Sítio Morada das Rosas, Jarinu (70 km da capital)

Preço: R$ 65,00 (transferência bancária ou cartão)

Caso precise de carona a partir de São Paulo, avise-nos ao fazer sua inscrição.